CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ATENÇÃO, AGRICULTORES GRANJENSES!

Ótimas notícias para nossa comunidade agrícola! O município de Granja está entre os 78 municípios cearenses na lista de liberação do Garantia Safra 2022/2023. O pagamento integral do benefício será realizado em PARCELA ÚNICA no valor de R$ 1.200,00 a partir do mês de março de 2024.

No município de Granja, mais de 200 agricultores serão beneficiados, injetando na economia rural local mais de R$ 200.000,00. Deslize para o lado e veja a lista dos agricultores que serão beneficiados com o seguro.

#PrefeituraDeGranja #Agricultura

#MeioAmbiente 11/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL UM IMPORTANTE PASSO RUMO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL!

Neste sábado, a Prefeitura de Granja, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), realizou uma consulta pública no Clube Arrudão.

O objetivo foi apresentar à população os estudos técnicos que subsidiaram a proposta de redefinição dos limites do Parque Estadual das Carnaúbas.

Juntos, estamos trabalhando para garantir a proteção e conservação desse precioso patrimônio ambiental tão importante.

#ConsultaPública #ParqueEstadualDasCarnaúbas #PrefeituraDeGranja #GovernoDoEstadoDoCeará #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL GRANJA CONQUISTA SELO TCE CEARÁ SUSTENTÁVEL EDIÇÃO 2023

Este selo é uma forma de reconhecimento concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará aos municípios cearenses que demonstram um compromisso excepcional com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

Granja conquistou esse reconhecimento graças ao nosso compromisso com a Política de Sustentabilidade do TCE Ceará.

#SeloTCECearáSustentável #MeioAmbiente #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL TRANSPORTE DE PESSOAS- PARTICIPANTES DA CONSULTA PÚBLICA EM GRANJA

Atenção: Horários de saída dos transportes para os participantes da consulta pública em Granja sobre a redefinição dos limites do Parque Estadual das Carnaúbas.

#ConsultaGranja #Carnaúbas

#MeioAmbiente 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONVITE ESPECIAL PARA A CONSULTA PÚBLICA

A Prefeitura de Granja e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), convidam todos os interessados a participar de uma consulta pública crucial. O objetivo é apresentar os estudos técnicos que embasam a proposta de redefinição dos limites do Parque Estadual das Carnaúbas.

Data: 11 de Novembro

Horário: 8h da manhã

Local: Clube Arrudão

Sua presença é fundamental. Venha, participe e faça a diferença!

#ConsultaPública #ParqueDasCarnaúbas #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONSTRUINDO UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL.

Hoje na EEEP Guilherme Teles Gouveia, demos um passo importante rumo à conscientização com a discussão sobre Resíduos Sólidos e a emocionante implantação do projeto COLETA SELETIVA. Juntos, fazemos a diferença!

#Sustentabilidade #ColetaSeletiva #EEEPGuilhermeTelesGouveia

#MeioAmbiente 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL IQM* AMBIENTAL! GRANJA RECEBE NOTA MÁXIMA PELO QUARTO ANO SEGUIDO

O município de Granja alcançou a nota máxima na avaliação do índice de qualidade do meio ambiente - IQM pela quarta vez consecutiva.O IQM é uma iniciativa da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima do Estado do Ceará que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos exigidos pelo decreto nº 29.306, de 05 de junho de 2008. Esse mecanismo possibilita aos municípios, receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS SOCIOAMBIETAL.

#PrefeituraDeGranja #IQM #Ambiental

#MeioAmbiente 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BLITZ AMBIENTAL PARA FALAR SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa manhã, uma blitz ambiental.

Falar de gestão de resíduos sólidos é falar sobre como aproveitar melhor os materiais descartados para causar menos prejuízos ao meio ambiente. Para isso, você pode separar seus resíduos em secos, úmidos e os rejeitos, que são aqueles que não podem mais ser aproveitados. Também é importante reduzir o seu consumo. Além disso, sempre que possível, reduza, reutilize os materiais ou recicle.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 09/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ENCERRANDO A SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM CHAVE DE OURO!

Encerrando a Semana do Meio Ambiente com chave de ouro!

A Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental uniram forças com a Secretaria de Educação e a SEMA para promover uma série de atividades em prol da conscientização ambiental. Entre elas, destacamos o inspirador Passeio Ambiental na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, o Lançamento do Projeto 'Coleta Seletiva na Escola - Arzilia Mota e Dona Sinhá' e a Blitz Ambiental no centro de Granja. Juntos, estamos construindo um futuro sustentável para nossa comunidade!

#PrefeituraDeGranja #SemanaDoMeioAmbiente #Sustentabilidade #PreservaçãoAmbiental

#MeioAmbiente 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SEMANA DO MEIO AMBIENTE! PALESTRA SOBRE COLETA SELETIVA PARA OS ALUNOS

Promovendo a consciência ambiental em Granja! Nesta terça-feira, durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental uniram forças com a Secretaria de Educação e a SEMA para oferecer uma palestra inspiradora sobre coleta seletiva aos alunos da EEEP Guilherme Teles Gouveia. Além disso, realizamos uma empolgante oficina de reciclagem, incentivando a prática sustentável e a preservação de nosso precioso planeta. Juntos, estamos construindo um futuro mais verde e consciente!

#PrefeituraDeGranja #SEMA #MeioAmbiente #GranjaSustentável #SemanaDoMeioAmbienteGranja

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INICIOU-SE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO MUNICIPIO DE GRANJA!

Nesta manhã, tivemos a honra de realizar a abertura da Semana do Meio Ambiente em Granja, em uma importante parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, com o valioso apoio da Secretaria de Educação e da SEMA. O evento marcou o lançamento do projeto 'Coleta Seletiva nas Escolas', que visa promover a conscientização ambiental entre os estudantes e educadores da rede municipal de Granja.

Durante toda a semana, nossa programação especial oferece diversas atividades voltadas para a preservação ambiental e a educação sustentável. Além das oficinas de reciclagem e da iniciativa 'Troque Plástico por Vida', teremos palestras informativas sobre a importância da Coleta Seletiva, abordando temas como a redução do impacto ambiental, a reutilização de materiais e a correta destinação dos resíduos.

Essa semana de atividades enriquecedoras e engajadoras se estenderá até sexta-feira (09), proporcionando uma oportunidade valiosa para que todos possamos aprender, compartilhar conhecimentos e fortalecer nosso compromisso com a preservação da natureza. Juntos, estamos construindo uma Granja mais sustentável e consciente de sua responsabilidade ambiental.

#PrefeituraDeGranja #SEMA #MeioAmbiente #GranjaSustentável #SemanaDoMeioAmbienteGranja

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL VOCÊ SABIA QUE ESTAMOS NO JUNHO VERDE, SEMANA DO MEIO AMBIENTE E DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE?

Você sabia que estamos no Junho Verde, Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial do Meio Ambiente?

Pois é! Ter um dia, uma semana e um mês inteiros para falar de meio ambiente é importante para a gente lembrar que todo dia devemos refletir sobre o impacto das nossas ações na natureza.

Nesse sentido, a educação ambiental é fundamental. É através dela que a população pode se conscientizar para buscar um futuro mais sustentável.

E cuida para participar da nossa Semana do Meio Ambiente! Começa hoje!

#PrefeituradeGranja #DiaMundialdoMeioAmbiente #JunhoVerde #SemanadoMeioAmbientedeGranja

#MeioAmbiente 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 05 DE JUNHO SE INICIA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM GRANJA!

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental promoverá a semana do meio ambiente que acontecerá no período de 05 a 09 de junho.

Durante essa semana todo o município estará executando trabalhos voltados ao meio ambiente. Confira a programação

#PrefeituraDeGranja #ColetaSeletivaCE

#MeioAmbiente 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL LISTA DOS CONVOCADOS DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL 2023.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca Sustentabilidade Ambiental convoca todos os AJA's citados na lista em anexo para assinatura do termo de adesão e compromisso do programa agente jovem ambiental.

O período para as assinaturas será do dia 30 de maio ao dia 16 de junho de 2023. O termo de adesão e compromisso deverá ser assinado único e exclusivamente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental.

IMPORTANTE

Assinatura do termo é obrigatória para a participação no programa AJA. Os candidatos convocados deverão comparecer na sede da secretaria munidos com a documentação exigida pelo programa sendo eles: documento oficial com foto e o CPF. O AJA menor de idade deverá comparece acompanhado de responsável legal maior de idade.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a Secretaria Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental!

#PrefeituraDeGranja #Ajas #Ambiental

#MeioAmbiente 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM!

A Prefeitura Municipal de granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa manhã (18), em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem uma blitz educativa, com a distribuição de folders sobre resíduos sólidos. A Secretaria visa conscientizar população sobre o descarte correto deste material buscando formas simples de reduzir, reciclar e compostar esse material.

#diainternacionaldareciclagem

#meioambiente #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ARBORIZAÇÃO NA LOCALIDADE DE PRIVAT

A Prefeitura de Granja está comprometida em preservar o meio ambiente e proporcionar uma cidade mais verde e sustentável para seus moradores. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental está realizando uma ação de arborização na Vila Dr. Privat, com a plantação de diversos Ipês. Acreditamos que pequenas atitudes como essa podem fazer uma grande diferença para o futuro do nosso planeta. Faça sua parte também!

#PrefeituraDeGranja #Privat #MeioAmbiente #Sustentabilidade #Arborização #GranjaVerde #Ipês

#MeioAmbiente 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA 9.570 VAGAS DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA 9.570 VAGAS DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

As inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas no período de 03 a 16 de Abril de 2023 e acontecem exclusivamente, de forma on-line, no link informado abaixo.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O objetivo do AJA é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas)

#MeioAmbiente 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL FESTA ANUAL DAS ÁRVORES!

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa segunda-feira várias ações em comemoração a "FESTA ANUAL DAS ÁRVORES."

A semana é uma ação da SEMA com os municípios cearenses e sempre ocorre na última semana de março a fim de celebrar as chuvas. Esse ano, o tema proposto foi: MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

A SDAPSA realizou ações de Arborização com os alunos da CEI Carlos Dias Martins; oficina de produção de mudas com os adolescentes da AACG; e palestra sobre mudanças climáticas ministrado pelas estagiárias do programa primeira chance aos alunos da rede estadual (Escola Agricola é colégio São José).

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente #festaanualdasarvores #Sema

#MeioAmbiente 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DIA MUNDIAL DA ÁGUA!

Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água, uma data para lembrarmos da importância desse recurso natural para a vida em nosso planeta.

A água é um elemento vital para todos os seres vivos, incluindo nós, seres humanos.

#PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ENTREGA DE MUDAS DE PLANTAS FRUTIFERAS! PROJETO MEU POMAR.

Na segunda-feira, (20), foi o Dia Mundial da Agricultura e a Prefeitura Municipal de Granja celebrou através do projeto "Meu Pomar"! A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental preparou kits com mudas frutíferas para doar a alguns agricultores do município. Os kits contêm mudas enxertadas de cajueiro e mangueira, além de acerola, goiaba e ata. É hora de plantar e colher os frutos de um futuro mais sustentável!

#PrefeituraDeGranja #MeuPomar #DiaMundialDaAgricultura #SustentabilidadeAmbiental

#MeioAmbiente 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA OS AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS DO MUNICIPIO DE GRANJA!

Hoje a Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com a Secretaria de saúde realizou uma importante palestra sobre gestão de resíduos sólidos para os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias. A Secretaria de Desenvolvimento agrário pesca e sustentabilidade ambiental está comprometida em promover ações sustentáveis para preservação do meio ambiente e da saúde da população. Importante ressaltar que os agentes de saúde são os maiores propagadores de informação, tendo em vista que estão em contato direto com a nossa população.

#PrefeituraDeGranja #gestãoderesíduossólidos #sustentabilidade #saúdeambiental

#MeioAmbiente 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL JUNTOS PELO MEIO AMBIENTE! REUNIÃO COM O IFCE CAMPUS CAMOCIM.

Juntos pelo meio ambiente! A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca Sustentabilidade Ambiental, e o IFCE campus Camocim se uniram em mais uma reunião para discutir ações relacionadas à gestão ambiental e educação ambiental, reafirmando a parceria entre as entidades, ao final a secretaria doou para o campus 20 mudas de ipês.

Com a presença do Secretário Milton Cassimiro, professores de Gestão Ambiental do Campus e coordenador, Gil, foi possível fortalecer a parceria entre as entidades e arborizar ainda mais o campus.

#MeioAmbiente #EducaçãoAmbiental #ParceriasEficazes

#MeioAmbiente 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PROJETO MANDALA NO DISTRITO DE PARAZINHO (PICADINHA)!

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, Milton Guilherme, juntamente com a equipe da EMATERCE de Granja, visitou a localidade de Picadinha no distrito de PARAZINHO para avaliar o progresso do projeto mandala do produtor Gerardo. A visita teve como objetivo garantir o sucesso e a sustentabilidade do projeto.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou na manhã dessa sexta-feira (27), a reunião sobre o gerenciamento de resíduos sólidos.

Essa é mais uma ação de educação de ambiental. A reunião contou com a presença dos Jovens Ambientais.

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BLITZ AMBIENTAL.

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou mais uma blitz ambiental.

A ação desta vez foi uma mobilização do setor público a adotarem medidas sustentáveis nos ambientes de trabalhos. As bolsista do Programa Primeira Chance do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental distribuíram panfletos voltados com essa temática em diversos setores da administração municipal.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL LANÇAMENTO DO MANUAL DE BOAS PRATICAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA! O PROJETO VISA ESTIMULAR BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE PELOS ORGÃOS E AGENTES PÚBLICOS
#MeioAmbiente 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ARBORIZAÇÕES NA SEDE DE GRANJA E NO PARAZINHO! ARBORIZAÇÃO DAS ESCOLA CEI RAIMUNDO IVAN ROCHA (SEDE) FRANCISCA CLEOMAR VERAS FREITAS (DISTRITO)
#MeioAmbiente 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INICIO DO PROCESSO DE MUDAS DE PLANTAS PARA O ANO DE 2023

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental já está no processo de produção de mudas para o ano 2023.

Até o momento já foram produzidas mais de mil mudas de ipês (branco e rosa) e está sendo preparado mais de 1000 sacos para o plantio de espécies nativas e frutíferas.O objetivo é produzir dez mil mudas para serem distribuídas nos projetos "troque plástico por vida" , "projeto meu pomar" e "arborização municipal".

#PrefeituraDeGranja #Natureza #Mudas

#MeioAmbiente 14/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REALIZOU-SE EM GRANJA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS! Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Litoral Norte
#MeioAmbiente 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL- ARBORIZAÇÃO COM ALUNOS NA ESCOLA PROFISSIONAL PROFESSOR EMMANUEL EM GRANJA

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou na manhã de hoje várias ações de "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" ministrada pelo Técnico Euvandro Oliveira e equipe.

A primeira foi uma ARBORIZAÇÃO com os professores e alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho, em seguida realizamos a oficina de compostagem e produção de mudas com os alunos da ELETIVA DE MEDICINA POPULAR

da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral São José.

Estamos cuidando do Meio Ambiente !

#PrefeituraDeGranja #MeioAmbiente

#MeioAmbiente 21/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO DO PROJETO SOCIOAMBIENTAL ECÓ JUÁ EM GRANJA!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da região Litoral Norte e a EcoJuá, assinou ontem o acordo de cooperação do Projeto Socioambiental da Eco Juá.

A Associação São Francisco Defensora dos Animais, foi a escolhida para ser complementada pelo projeto. Tal projeto, visa a coleta de óleo de fritura a fim de recicla-lo, e é idealizado pela Indústria de Produtos de Limpeza Juá, cujo principal objetivo é envolver a sociedade em torno de questões relativas à preservação do meio ambiente e sustentabilidadealém de beneficiar o meio ambiente.

#sustentabilidadeambiental #reciclagem #ecojua #natureza #oleo #reciclagem #granjace

#MeioAmbiente 21/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BLITZ NO CENTRO DE GRANJA COM O TEMA " EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou na manhã de hoje uma blitz no centro da cidade de "EDUCAÇÃO AMBIENTAL".

As bolsista do Programa Primeira Chance do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental abordaram a população e distribuíram panfletos com vários temas voltados para a importância e conscientização da preservação do meio ambiente como: compostagem, uso racional da água, coleta seletiva, uso de defensivos naturais entre outros.

#PrefeituraDeGranja #CuidandoDaNossaGente

#MeioAmbiente 15/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONVITE DE LANÇAMENTO DO PROJETO SOCIAMBIENTAL ECO JUÁ E ASSINATURA DO TERMO ENTRE OS MUNICIPIOS!

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em parceria com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da região Litoral Norte e a EcoJuá, tem a honra de convida-los para o lançamento do Projeto Socioambiental Eco Juá e assinatura do termo de cooperação entre o município, o consórcio e a Associação São Francisco Defensora dos Animais, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 20, às 14h, no Auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Emannuel Oliveira de Arruda Coelho.

O Projeto idealizado pela Indústria de Produtos de Limpeza Juá, cujo principal objetivo é envolver a sociedade em torno de questões relativas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade, visa coletar óleo de fritura usado para reciclagem e, em cada litro coletado, além de beneficiar o meio ambiente, ajudar instituições parceiras.

#sustentabilidadeambiental #reciclagem #ecojua #natureza #oleo #reciclagem #granjace

#MeioAmbiente 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL GRANJA É DESTAQUE NO INDICE DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE - IQM

O município de Granja alcançou a nota máxima na avaliação do índice de qualidade do meio ambiente - IQM pela terceira vez consecutiva.O IQM é uma iniciativa da SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos exigidos pelo decreto nº 29.306, de 05 de junho de 2008. Esse mecanismo possibilita aos municípios, receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.

#PrefeituraDeGranja #IQM #Ambiental

#MeioAmbiente 10/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ALUSÃO À SEMANA DO MEIO AMBIENTE - DOAÇÃO DE MUDAS E PANFLETAGEM

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrario, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou nessa manhã em alusão a Semana do Meio Ambiente uma Blitz no centro do nosso municipio com doação de mudas frutíferas e panfletagem sobre educação ambiental.

#SemanaDoMeioAmbiente2022 #PrefeituraDeGranja #Natureza

#MeioAmbiente 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA COM O TEMA: "NASCENTES PRESERVADAS, ÁGUA GARANTIDA"

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental juntamente com a Secretaria de meio ambiente do estado - SEMA realizou hoje uma palestra com o tema nascentes preservadas água garantida e que foi ministrada pelo Sr. Genario Azevedo. O evento aconteceu no auditório do CVT de Granja e contou com a presença dos alunos da escola Estadual Guilherme Teles Gouveia e AJAS.

#Semanadomeioambiente2022 #SEMA

#MeioAmbiente 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CINEMA AMBIENTAL COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em alusão a Semana do Meio Ambiente, realizou nessa manhã um Cinema Ambiental com alunos da Escola Dona Sinhá com o filme: Lorax em Busca da Trúfula Perdida.

#semanadomeioambiente2022 #PrefeituraDeGranja

#MeioAmbiente 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE

A Prefeitura Municipal de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental realizou durante o dia palestras com alunos da EEMT SÃO JOSE sobre preservação das nascentes, água garantida. As palestras foram ministradas pelas estagiárias do programa primeira chance do curso de meio ambiente.

#PrefeituraDeGranja #semanadomeioambiente2022 #sema

#MeioAmbiente 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MUTIRÃO DE LIMPEZA DA AVENIDA BEIRA RIO

???? A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental, realizou nessa manhã um mutirão de limpeza na Avenida Beira Rio.

Essa Ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente em parceria com a SEMA. É a Prefeitura de Granja cuidando do meio ambiente.

#PrefeituraDeGranja #semanadomeioambiente2022

#semanadomeioambienteGranja

#MeioAmbiente 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ALUNOS DA CRECHE CARLOS DIAS MARTINS REAIZARAM PLANTIO NO CANAL - SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Granja, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade ambiental deu início na tarde desta sexta-feira (03) à Semana do Meio Ambiente aqui no município. ?? Nessa tarde, nossos alunos do CEI Carlos Dias realizaram o Plantio de Plantas Nativas na Avenida do Canal.

A gestão realizará uma série de ações comemorativas e estaremos divulgando os vídeos das ações tomadas pela Prefeitura como multirões de limpeza, plantio de árvores nas vias públicas do município e distribuição de mudas de plantas nativas, frutíferas, medicinais e ornamentais.

Todas as ações serão realizadas durante a semana, e visam a melhoria e conscientização sobre o meio ambiente e a importância de cuidar da nossa cidade. A Semana do Meio Ambiente só está começando. Por aqui não deixe de participar e acompanhar tudo através das nossas redes sociais e mídias oficiais.

#meioambiente #semanadomeioambiente #CuidandoDaNossaGente #SEMA

#MeioAmbiente 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 03 À 10 DE JUNHO

A Prefeitura de Granja, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, convida V.Sa. a participar da Semana do Meio Ambiente do dia 03 a 10 de junho.

#PrefeituraDeGranja #semanadomeioambiente #sema

#MeioAmbiente 02/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INICIA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM GRANJA

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental estão realizando diversas atividades voltadas para a temática.

Hoje tivemos pela manhã a visita dos alunos da CEI Vera Angelim para conhecer nossa produção própria de mudas.

O técnico agropecuário Sebastião Vale mostrou aos alunos todo o processo produtivo que vai da produção do composto até a mudas produzidas.

#PrefeituraDeGranja #SemanaDoMeioAmbiente

#MeioAmbiente 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OFICINA DE PRODUÇÃO DE COMPOSTAGEM COM ALUNOS DA EEMTI SÃO JOSÉ

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambienta realizou uma oficina de produção de compostagem para os alunos da eletiva de medicina popular do EEMTI São José.

A oficina foi ministrada pelo técnico Agrícola Euvandro Oliveira, onde foi mostrado elementos de nutrição das plantas, técnicas de compostagem.

#prefeituradegranja #CuidandoDaNossaGente

#MeioAmbiente 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MAIS DE 5000 MUDAS DE PLANTAS DE DIFERENTES ESPÉCIES PRODUZIDAS PELOS TÉCNICOS AGROPECUÁRIOS

A Prefeitura de Granja através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pesca e Sustentabilidade Ambiental por meio dos seus Técnicos Agropecuários já produziram este ano, mais de 5000 mudas de diferentes espécies sendo elas:

- 100 mudas de mangas enxertadas

- 500 mudas de cajueiro enxertados,

- 150 mudas de açaí;

- 100 mudas de sapoti externado;

- 50 mudas de acerola;

- 250 mudas de copaíba;

- 500 mudas de cedro;

- 1000 mudas de eucalipto arco-ires;

- 2000 mudas de IPÊ ( flores com cores variadas);

- 200 mudas de palmeiras;

- 200 mudas de mini lacre.

Informamos também que logo as mudas estarão aptas a distribuição. E que é preciso levar levar 15 sacos vazios de alimentos não perecíveis para trocar por uma unidade de mudas. Maiores informações procurar a secretaria de desenvolvimento Agrário!

#MeioAmbiente 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PALESTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL

A Prefeitura Municipal de Granja através da secretaria de Desenvolvimento Agrario, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, em comemoração ao dia da árvore, promoveu hoje uma palestra de educação ambiental para alunos da rede particular de ensino fundamental e médio - CEBJI.

Com foco na importância da árvore para o equilíbrio ambiental. Na ocasião a equipe composta por técnicos do quadro efetivo e servidores temporários do programa primeira chance, fizeram a distribuição de mudas para os alunos e firmaram o compromisso, com os mesmo, para cuidar do desenvolvimento das mudas bem como promover o equilíbrio ambiental do nosso planeta.

#PrefeituraDeGranja #planeta

#MeioAmbiente 05/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONVOCAÇÃO DOS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através da Prefeitura de Granja, informa a convocação dos candidatos do cadastro de reserva do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA.

A SEMA disponibiliza o sistema virtual para envio da documentação dos candidatos. O sistema ficará disponível até o dia 10 de maio de 2021.

Maiores informações através do link:

https://www.sema.ce.gov.br/programa-agente-jovem.../

#MeioAmbiente 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL RESULTADO APÓS ANÁLISE DE DOCUMENTOS - AJA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), através da prefeitura de Granja, divulga os AJAS aprovados após análise da documentação!

Segue o link com a relação!

https://www.sema.ce.gov.br/.../Resultado-AJA-aprovados...

Os AJA aprovados deverão participar da primeira atividade do programa que será transmitido no YouTube.

1º ENCONTRO TÉCNICO

DIA: 15/04

HORÁRIO: 11:00 as 12:00

Link: https://youtu.be/z792xhE2KGM

#MeioAmbiente 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PREFEITA JULIANA ADIGUERI REALIZA PEIXAMENTO NOS AÇUDES GANGORA, AÇUDE ITAÚNA E AÇUDE DO PARAZINHO

A Prefeitura de Granja através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, realizou nesta quarta-feira (10), o peixamento dos açudes Gangorra, açude Itaúna e açude do Parazinho.

O peixamento é um projeto que visa promover o povoamento e/ou repovoamento dos reservatórios públicos e tem como o objetivo o fortalecimento da atividade da piscicultura.

Foram distribuídos nesses açudes um total de 90.000 alevinos da espécie tilápia.

Esse projeto estimula a produção e o consumo de peixes garantindo segurança alimentar, renda e melhoria na qualidade de vida dos pescadores e da população em geral.

Estamos trabalhando! Cuidando da nossa gente!

#MeioAmbiente 07/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO ENTARDECER NA LAGOA DE SANTA TEREZINHA

Na Lagoa em Santa Terezinha, distrito de Granja, hoje o entardecer estava assim ??

?? JP

#MeioAmbiente 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Só quem ama preserva! Cuide do nosso Meio Ambiente! 05 de junho | Dia Mundial do Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 13/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PESCA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL REUNIÃO COM PRODUTORES RURAIS E ENTREGA DE MUDAS FRUTÍFERAS A prefeita de Granja, Amanda Aldigueri, esteve na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Ambiente Sustentável, juntamente com o Secretário, Milton Cassimiro, e o SubSecretário Roberto Chaves em reunião com produtores rurais.
www.granja.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 11:26:45